quarta-feira, 25 de março de 2015

Papas de aveia

O meu pequeno almoço preferido, são sem dúvida, papas de aveia, mas também são bem vindas na hora do  lanche. Como não bebo leite, uso o meu substituto de soja e arroz e flocos de aveia integral, utilizo qualquer marca branca.


Depois, toca a mexer ao lume, até borbulhar, para ficarem cremosas, pois é assim que gosto. Há quem as faça no micro-ondas, mas prefiro cozinhá-las assim, com todo o vagar, até ficarem do meu agrado.


Já com o lume apagado, aqui a gulosa, ainda junta uma colher de mel, mas ficava muito bem sem ele.


E que bem que me sabe esta simples papinha, logo pela manhã.

8 comentários:

  1. Olá! Eu também gosto muito destas papas, feitas em casa da mãe sempre que o marido se ausenta uns dias e lá vou pernoitar com a pimpolha! Muitas amigas me perguntam como posso gostar de papas de aveia, mas adoro, não faço mais vezes cá em casa porque o tempo é pouco, só mesmo em casa da mãe:)

    Beijinhos da filha e da neta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a pimpolhita, goste das nossas papinhas...
      Beijinhos

      Excluir
  2. Olá Ana,

    Já provei papas de aveia (influenciada por um blog que sigo assíduamente - creme de avelãs, se não conheces aconselho vivamente) mas ainda não me decidi se gosto muito ou gosto assim-assim...
    Já experimentei algumas técnicas mas nunca publiquei no meu blog porque ainda não fiz assim de maneira que me satisfaça e ache que deva publicar!!!
    Mas sem dúvida que ficam bem melhores no fogão que no microondas :-) Concordo mesmo!!!

    O toque de mel é que deve ser top!!! Costumo deitar açúcar, mas é realmente uma excelente ideia além de ser um adoçante natural e por isso bastante mais saudável...

    Beijinhos grandes***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, agradeço a sugestão, já fui espreitar o blog, gostei, deparei logo com o café gelado cremoso que quero experimentar, e claro que fui cuscar as papas de aveia, mas não me seduziu a mistura com claras, prefiro-as simples, a consistência e cremosidade vão depender do tempo ao fogão e da quantidade de aveia.
      Beijinhos
      Ana

      Excluir
  3. olá: como faz essas papas de aveia? É que o filho agora quer comer leite soja com aveia mas fiz no microondas e ele não gostou muito. qual é a quantidade de leite para a quantidade de aveia? Dá para fazer uma porção de dê para dois dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu costumo colocar umas 8 ou 9 colheres de sopa de aveia para 3,5dl de leite, isto para uma dose, para dois é só duplicar as quantidades, cozinho-as em lume brando, deixo borbulhar um bocadinho, e vou mexendo, gosto delas bem cremosas. Depois de feita, fica muito quente, podes misturar um pouco de leite frio ou esperar que arrefeça, mas ao arrefecer também engrossa. Aos poucos vamos aprendendo a fazer ao nosso gosto.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Ando ohhhh tempo para experimentar fazer papas de aveia e até agora NADA!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gata, acho que deves experimentar, pois além de saudáveis, são muito reconfortantes.
      Beijinhos

      Excluir