quarta-feira, 24 de junho de 2015

Quartinho

Recentemente a filhota, com a minha ajuda e não só, deu uma nova cara ao quartinho da bebé que brevemente fará dois aninhos. Este foi o quarto que se preparou para esperar a princesa, a colcha com retalhos, a pintura dos puxadores, as bolinhas no dossel e almofadas, foram obra minha, a pintura dos móveis ficou a cargo do avô paterno.


 Colcha de renda feita pela bisavó, minha sogra.


Cadeira de baloiço oferecida por uma amiga, e mais uma colcha em lã feita pela bisavó.


O berço  fornecido por uma amiga,  pertenceu aos seus dois filhos, hoje um com 22 e outro com 12 anos. Mas o berço logo foi transferido para o quarto dos papás, onde ainda permanece.


Agora pareceu-nos que o quarto que é pequeno, estava muito atafulhado, e a princesa, quase com dois anos,  precisava de espaço para si, e assim foi. Todas as peças de mobiliário saíram do quarto. Optou-se por pedir ao nosso carpinteiro de sempre, que fizesse uma cama em madeira, tipo estrado, bem baixinha, para que a princesa pudesse subir e descer à vontade.


Fez também um roupeiro de parede, com a arrumação necessária, pois já não haveria cómoda.


Os puxadores, utilizámos os da antiga cómoda.



Muitos dos brinquedos e livros, foram habitar no sótão que é o escritório da casa, para que de vez em quando haja rotatividade, e assim terá sempre novidades.
Reservámos uma parede para as brincadeiras, de modo que ficassem  acessíveis à pequena habitante.
As prateleiras foram compradas e cortadas na medida pretendida no Leroy Merlin, e pintadas por mim. A cozinha comprada no olx, apenas lhe fiz uma cortina com restinhos de tecido. A cama de bonecas era da mamã.. Mesa, cadeira, estantes de gavetas e iluminação vieram do Ikeia.


As cortinas são as que retirei no meu quarto, quando as troquei pelas de renda. Eram brancas e simples,   apenas as cortei em altura e apliquei esta barra de um tecido que tinha sido comprado para outro fim e nunca foi utilizado.


Ficaram assim.


Nesta moldura, foi colocado um trabalho feito pelo avô (pai do papá), que é um pintor de mão cheia.


Nesta moldura, a família lá de casa, trabalho feito por Ana Madragoa, se não conhecem, vale a pena espreitar os seus trabalhos e a pessoa que ela é, tem este blog ,  http://anamadragoakids.blogspot.pt/., e outros, também está no facebook.



Ainda houve lugar para esta rena, depois de pintada.


A almofada dos botões, foi uma adaptação que fiz, com um pano de loiça do Ikeia, a do canto tem uma ratinha pintada à mão com saia de tule e pertence a um conjunto de lençóis, feito por uma amiga da avó (mãe do papá).


Com um espaço um pouco reduzido ficámos felizes com o que se conseguiu.


A princesa adorou, convida toda a gente para lá entrar e brincar com ela.

26 comentários:

  1. Ficou muito bonito o quartinho, só colocava mais umas molduras perto daquela tela (linda) por cima da cama! Talvez umas daquelas da ikea trabalhadas ;) são de plástico mas não interessa nada.
    Gostei muito das almofadas e da cozinha também.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia, pela opinião. Pois é, aquela moldura está muito só naquela parede, no momento não havia mais nada para lá colocar. Quando for ao Ikeia vou ver essas, até é bom serem em plástico, as que lá temos são também do Ikeia, daquelas simples com acrílico em vez de vidro, para o quarto de uma criança são as melhores, pois as penduramos baixas, para ela as apreciar melhor, até vai lá apontar com o dedinho. Beijinhos.

      Excluir
  2. Olá Ana,

    O quarto da sua filhota ficou tão bonito e clean :-)
    Gosto especialmente da zona de brinquedos (coisa que não consegui fazer em casa) porque o meu filho só quer brincar na sala!!!
    Mas pela fotos nota-se que ficou tudo bonito e foi feito com muito amor e dedicação...

    Beijinhos***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana. O quartinho é da princesa da filhota, e sim, foi um trabalho que nos deu gosto fazer. Beijinhos

      Excluir
    2. Ah, da neta... Que engraçado Ana, na altura quando li fiquei com a impressão que seria da filha! Mas então entendo porque ficou tão bonito, amor a dobrar :-) Dizem que ser avó é ser mãe 2 vezes por isso a dedicação para com os netos também é tão bela!!!

      Excluir
    3. Desculpa Joana, por te ter chamado Ana. Foi um trabalho pensado pelas duas com a colaboração de mais alguns, e adorei fazê-lo.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Está tudo tão lindo e delicado, nota-se que foi tudo feito com muito amor, e o melhor foi toda a família ter participado na decoração. :-)
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana, a criação deste espaço, para a pequenina, mereceu todo o nosso empenho e dedicação. Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Ana, os filhos crescem e os quartos precisam evoluir com eles! Ficou tudo muito harmonioso mas o que me atrai principalmente é o fato de teres tido a preocupação de colocar a zona de brincar ( e a cama) à altura da tua filha. Não só é menos uma preocupação e trabalho para os pais pois os filhos não vão precisar de ajuda, como fica tudo bem mais lúdico. Pode parecer irrelevante, mas acho fundamental uma mesa com cadeiras à escala da criança. Os meus filhos tiveram isso, eles adoram sentar-se para ler ou desenhar e pintar, com conforto. E aprendem a guardar os brinquedos também já que as prateleiras também estão baixas. É muito educativo. Afinal, os moveis feitos à dimensão de adultos, são enoooormes para os pequenos, nós é que muitas vezes não nos damos conta disso. Parabéns pelo resultado! beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val, obrigada. Sim, quisemos que ela tivesse um espaço seu , mas com alguma autonomia, um pouco de inspiração Montessori. Mas o quartinho não é da minha filha, mas neta, (filha da minha filhota).Beijinhos

      Excluir
    2. Por acaso ao ler as primeiras linhas do post, não percebi muito bem e fiquei convencida que tinhas uma filha pequena. Mas agora já sei: é neta! a partir de agora não farei mais confusão! :)

      Excluir
    3. Não és só tu, deve ser por me referir à filha por filhota, apesar de já ser mamã, é sempre a filhota.

      Excluir
  5. Olá Ana!

    Na minha opinião o quarto da tua filhota já estava bonito, mas com as alterações que fizeram ficou ainda mais bonito. E o mais bonito é que essas alterações foram feitas a pensar no melhor para ela! Parabéns minha querida!
    Gosto especialmente da luz, sem dúvida que as cores claras só trazem benefícios!!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, o quarto é da bebé da filhota, portanto minha neta. Tentámos fazer, na medida do possível, um espaço à sua medida, com tons suaves e claros. Beijinhos

      Excluir
  6. E ficou fantástico. Tudo com muito bom gosto. Parabéns a todos os artistas da família.

    ResponderExcluir
  7. Ana, parabéns, ficou maravilhoso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Shirley. Fui espreitar o teu blog, e vi que é um cantinho que nos transmite muita paz, teus poemas são lindos. Beijinhos

      Excluir
  8. Tão giro, e o cavalinho que não é cavalinho mas um alce! Que bonito. ( ontem estava um mesmo ao lado do contentor do lixo, achei girissimo tinha a crina e o rabo feito de lã, ainda tive vai não vai para o trazer para casa...) A barra dos cortinados é lindissima e a colcha de patchwork da primeira foto tambem... Muito bom gosto sim senhora :)
    Beijinhos Pinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pinta. A colcha que referes, foi feita com restos de tecido, cada um do seu tamanho e aplicados numa colcha já usada. O tesourinho que encontraste junto ao contentor, espero que alguém o tenha levado e tratado dele,ainda deve merecer uma nova vida. Beijinhos

      Excluir
  9. Ficou ótimo e com um bom espaço para que ela possa brincar. Adorei as mudanças.
    Tudo bem prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula, a intenção foi mesmo deixar espaço para brincar, com o mínimo de móveis a atrapalhar. Beijinhos

      Excluir
  10. Olá Ana :)
    Não sei o que aconteceu !!Perdi te o rasto :D
    O quarto da tua neta é grande e muito funcional .
    Grande antes e depois ,achei engraçado irem juntando as peças todas que já tinham .
    Troca dali e daqui e voilá ,fez se magia .
    O quarto da minha filha é pequeno ,muito pequeno ,mas tem o essencial .
    Ficou lindo Ana e não sabia que eras avó :)
    Parabéns
    bjs
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que te enganas, Lulu, o quarto é bem pequeno, tem é poucos móveis, demos outro destino aos que lá estavam primeiro. Sim, tenho uma única filha e agora uma neta que já fez dois anitos. Obrigada. Beijinhos

      Excluir