domingo, 15 de novembro de 2015

Calendário do advento

Decidi fazer este ano um calendário do advento para a princesa, apesar de ainda só ter dois anos e quatro meses, vai levá-lo para sua casa e os papás vão ter de dar-lhe uma ajuda, dependendo do que estiver em cada bolso.
Aproveitei uns pedaços de serapilheira que tinham sido cortinas num móvel de portas de vidro.


Após ter desmanchado as anteriores costuras e passado a ferro, uni os dois pedaços e apliquei uma fita para não se ver a união, como não gostei de ver só uma, decidi aplicar mais umas de modo a que os bolsos ficassem por cima.


Depois debruei as laterais com fita vermelha que cá tinha.


Comprei um  bocado de um tecido vermelho, para colocar em cima e em baixo, costurei-o de modo a poder passar algo para segurar e manter a peça direita.


Escolhi os tecidos, cortei em vinte e quatro retângulos iguais, aproveitei sobras de pano cru, coloquei forro em todos e costurei.


Fiz as dobras à volta com o ferro.


Alinhei todos os bolsos, costurei-os na serapilheira, e apliquei com cola branca, algarismos em madeira que comprei numa loja chinesa, fiz um  bolso especial para o dia 25 com feltro vermelho, como estava difícil colar os algarismos ao feltro, tive de colá-los num tecido liso que acabei por aplicar num pedaço de serapilheira.


O marido foi ao canavial aqui perto e trouxe-me umas canas que cortei à medida, com um arame furei-as e coloquei-as dentro da dobra de tecido, depois passei por dentro um cordel, para que pudesse ser pendurado.


Calendário pronto para este e outros natais, agora falta escolher o que colocar em cada bolso para uma criança desta idade, já temos ideias relacionadas com a época, montar e enfeitar a árvore, contar história, fazer desenho, fazer colagem, procurar livro escondido, fazer bolachinhas, ir ao teatro, ir ver a iluminação de natal, etc.


Entretanto, o calendário foi entregue à sua dona e ela já está a prepará-lo à sua maneira.


Gosto muito desta quadra e destes mimos de natal, não aprecio o consumismo, com exceção das lembranças para as crianças, para mim o natal é a festa da família.

26 comentários:

  1. Ficou tão lindo! Parabéns e estou certa que vai ser bem acarinhado!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ela gostou muito, já recheou os bolsos de bonequinhos.

      Excluir
  2. Olá Ana, gosto muitíssimo do calendário do advento que fizeste para a filhota da filhota. Em Portugal não existe a tradição como noutros países Europeus, principalmente os do centro, mas é uma ideia tão gira e tão do agrado das crianças que vão, desta forma, fazendo o countdown para a tão ansiada noite de Natal. Tens sempre o condão de conseguir dar a volta e aproveitar o que tens em casa, admiro muito isso. Gostei também das "lembranças" variadas que a tua filha vai colocar nos bolsinhos. Ontem, uma amiga dizia-me que em cada bolso ia colocar um trecho da história de Jesus, para a cada dia contar à filha. Achei muito interessante também. Alternativas válidas e originais aos tradicionais chocolatinhos. Beijinho, Ana, adorei o teu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Val, é verdade em Portugal não é muito usual, talvez por ser de origem protestante, hoje em dia já se encontram à venda em vários locais, mas feito por nós tem outro sabor, e é tão giro fazer a contagem decrescente até ao dia de Natal com o calendário. Sim, tem de haver alternativas, doces nos bolsinhos é que não. Beijinhos

      Excluir
  3. Adorei conhecer seu blog e seu capricho nos
    trabalhos de artesanato.
    Um abençoado final de semana beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Evanir. Já fui cuscar e vi que tem uma família linda.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Lindo, lindo lindo.
    Eu estou a preparar outro para os gémeos, pois eles só conhecem aqueles em cartão.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pinta, estou curiosa para ver o teu próximo calendário, há tantas maneiras de os fazer, é só pôr mãos à obra. Beijinhos.

      Excluir
  5. Ficou tão bonito! É muito parecido com o calendário que usamos desde há uns anos cá em casa, só que o nosso foi comprado - não tem metade do valor desse, cheio de amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, este é o primeiro calendário da pequenita, também é o primeiro que fiz e claro que o fiz para ela com muito carinho. Beijinhos.

      Excluir
  6. Olá Ana, por acaso nunca tive essa tradição em casa e por isso não a passo ao meu filho, se bem que acho uma ideia maravilhosa e original e sei que em alguns países é mesmo uma tradição intrínseca! O que eu faço e lá está, tradição de quando era pequena é o calendário de chocolates... 1 chocolate daquele tamanhinho costumava ser dividido por mim, pelo meu pai e pela minha mãe, uma 'trinca' para cada 1... Ou então num dia comia eu, no dia a seguir era da minha mãe e no dia a seguir do meu pai e esse hábito faz-se agora cá em casa no mês de Dezembro! O calendário que preparou com todo o amor (transparece) está mesmo bonito. Parabéns :-) Beijinhos grandes*** continuação de boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana, aqui também não era tradição, este é o primeiro calendário na família. O teu chocolatinho era muito bem dividido. Beijinhos

      Excluir
  7. Está lindo lindo! Nunca tive um calendário do advento. E confesso que tenho vontade. Este está maravilhoso, feito com tanto amor e dedicação.
    Beijinhos querida, parabéns por mais este excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, este foi mesmo um trabalho que adorei fazer. Tens de fazer um para o teu ninho e anda por aí tanta inspiração, é tão giro fazer a contagem regressiva até ao Natal. Beijinhos.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigada S., foi foi feito para uma criança muito especial.Beijinhos

      Excluir
  9. Nós adorámos e apesar de a percepção do Natal ainda não estar "completa" a nossa menina já percebeu que do calendário sai um cartõezinho todos os dias e que esse cartão é sinónimo de diversão. Tem sido muito bom vê-la apreciar a magia do Natal. As actividades dos cartões vão desde a uma ida ao teatro, ou a leitura de uma história, fazer bolachinhas, colocar mais um enfeite na árvore... e mais dias/bolsinhos houvesse ideias não iam falar já que nesta idade o entusiasmo é infinito.

    Beijinhos da filha e da neta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a princesa adora todas e todas as atividades são interessantes para ela.

      Excluir
  10. Parabéns!!! Adorei a ideia, boa escolha de materiais.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Adorei, adorei! O calendário está fantástico, beijocas

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana,

    Amei seu blog cheio de boas história, a da cadeira é ótima, e lindos trabalhos. O calendário ficou muito lindo, caprichado, e bem me parece que a dono também ficou encantada!
    Agradeço a visita e as carinhosas palavras.
    Beijo
    Obrigado pela visita e por deixar

    ResponderExcluir