segunda-feira, 23 de maio de 2016

A minha pequena horta

O ano passado, uma amiga deu-me alguns pés de tomate cherry, nunca tinha plantado nada comestível, além de aromáticas e uma ou outra planta que nunca me dava muitas alegrias, aproveitei um canteiro que existe junto a um  muro, plantei e foi só regar, não é que correu bem, deu imensos, houve tomates até Outubro. Com a boa experiência dos tomates e com as hortas, mini-hortas, canteiros e vasos em varandas, que vejo por aí na blogosfera, só tinha de me inspirar, como tenho espaço, pensei criar uma pequena horta e acabei por passar à prática só na semana passada, aqui está ela.


Acreditem, forem três dias de trabalho árduo, tudinho feito por mim, pois o marido é muito urbano, prefere outros hobbys, agricultura só no prato. Tive de arrancar toda a relva escalrracho, cavar o terreno, estrumar sem químicos, coloquei umas lajes que cá tinha, para delimitar a horta e evitar que a relva avance. No final, e apesar de não ser nada de especial,  soube tão bem ver estas coisinhas plantadas por mim.


Plantei, alfaces, pimentos, brócolos, beringelas, tomates e rúcula, agora é regar e estar atenta a possíveis ervas, lagartas, etc., sem qualquer pesticida ou adubo químico, é o que me espera.
Sobre o tomate cherry do ano passado, tive uma surpresa,  no mesmo local onde esteve, devido ás sementes que lá caíram, este ano começaram a nascer novos pés por todo o canteiro, aproveitei alguns para este ano e já estão a crescer. Como nunca percebi nada de agricultura, fico muito entusiasmada com estes acontecimentos.
Agora estou ansiosa para ver como corre a experiência.


22 comentários:

  1. Olha que boa ideia aproveitar esse cantinho para a agricultura e tirar proveito de legumes caseiros :-) Acho que fez muito bem! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Joana, a ideia já por cá andava, faltava a coragem para começar, a primeira colheita, quando acontecer, vai ser uma festa, beijinhos

      Excluir
  2. Olá Ana, estou com "inveja" da tua horta! infelizmente não tenho espaço. De vez em quando lá planta qualquer coisa em vasos ou latas, mas só dá mesmo para entreter e enfeitar a cozinha. Não dura muito tempo. Acho que é super estimulante ver as coisas por nós plantadas a desenvolverem-se e também tão boa a sensação de ir "ali" à horta buscar produto fresquinho para a sopa ou salada! Acho que ainda vais ter aí grandes e boas surpresas!! beijinhos e obrigada pelo carinho de sempre no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Val, acredita que os teus vasos e latinhas também me inspiraram, acho que até conseguias plantar umas coisas no teu terraço, tipo uma hortinha vertical, e há por aí tantas ideias, sim, espero que ter boas surpresas, a ver vamos, beijinhos

      Excluir
  3. Uauuu tantas coisas boas!!! As que plantaste, todo o trabalho que tiveste e a tua horta que ficou linda! Parabéns minha querida! É tão bom colher o que plantámos, saber o que comemos... Fico muito feliz por ti. Como sabes aqui em casa também temos horta e acredita que já não vivo sem os meus legumes e as minhas ervas aromáticas!!
    Vai dando notícias.
    Beijinho grande*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catarina, agora vamos esperar pelos resultados, é tão bom ter alguns legumes tão pertinho de nós. Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Ana, adorei a tua hortinha!
    Nota-se o cuidado e o carinho com que arranjaste a terra e plantaste essas sementes que darão ingredientes saudáveis e de sabor único. Tenho a dar-te os parabéns por tamanha coragem (ainda por cima, sozinha)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lete, até eu fiquei admirada com o que consegui, agora é cuidar, vamos ver como me saio, beijinhos

      Excluir
  5. Um cantinho verde é sempre bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim S Nem que seja em vasos numa varanda, beijinhos

      Excluir
  6. O bichinho da "plantação" já se instalou em ti também :) Fico sempre contente quando alguém descobre o orgulho da horta :)
    Fizeste aí um belo trabalho, vais ver que vais ter tanta coisinha boa para comer! E o sabor é bem diferente.
    Os tomates são mesmo assim, normalmente no ano seguinte há sempre alguns "nascediços" que aparecem no local da plantação anterior. A Natureza consegue ser bem generosa :)
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catarina, ver os legumes a crescer perto de nós e livres de químicos, é muito bom, há que respeitar a Natureza e ela nos compensa da melhor maneira. Beijihos

      Excluir
  7. Belíssima horta. Gostava de ter uma. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força então Maria, faz-se uma horta em qualquer cantinho. Beijinhos

      Excluir
  8. Gosto tanto! Também já houve uma horta cá em casa, mas com os vários cães que cá vivem é mais complicado :(

    Kill Your Barbies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nádia, também temos um cãozinho e ás vezes temos mais outro bem maior que passa cá vários dias, por isso separámos previamente parte do espaço com cancelas, ou já não haveria horta, mas um monte de terra revolvida, beijinhos

      Excluir
  9. Estamos ansiosos por consumir os "frutos" desta colheita.

    Filha e neta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, esta semana já haverá alfaces e rúcula.

      Excluir
  10. Uma horta encantadora,valeu o esforço! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu sim, já nos presenteou com vários alimentos, beijinhos

      Excluir
  11. Respostas
    1. Muito obrigada, neste momento já só tem tomates, mas mantêm-se, beijinhos

      Excluir